BH Nostalgia: outubro 2013


sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Avenida Augusto de Lima

















Na imagem vemos trecho da Avenida Augusto de Lima entre as ruas da Bahia e Espírito Santo, tendo ao fundo o Edifício Automóvel Clube, o Museu de Mineralogia(atual Centro de Cultura Belo Horizonte) e o Edifício Arcângelo Maletta. Em menos de quarenta anos muita coisa mudou no local. Observe a predominância de Fuscas e Kombis.
Foto da década de 1970.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Fórum Lafayette














O Fórum Lafayette, que funcionava em prédio da Rua Goiás desde Janeiro de 1950, foi transferido para nova construção na Avenida Augusto de Lima em 18 de Julho de 1980, no local onde anteriormente era a sede do Ginásio Mineiro. Apesar da imagem ser relativamente recente, nela observam-se grandes mudanças no aspecto do Barro Preto e imediações.
Foto de 1980. Fonte: Divulgação TJ/MG

domingo, 20 de outubro de 2013

Palácio dos Correios













"O prédio ocupado pelo antigo Correio era uma linda edificação que ficava dentro do triângulo formado por Bahia, Tamoios e, à frente, pela Avenida Afonso Pena. Era róseo, de arestas pintadas de branco, alternando largos janelões com elegantes janelas estreitas. Tinha porão habitável, dois pisos e seu maior requinte estava no vestíbulo, cuja altura era a dos seus dois andares juntos[...]. Entrava-se na repartição postal pela Avenida Afonso Pena e caía-se na doce luz do hall, tamisada pelas imensas clarabóias. Era grande como praça pública e servia para encontros de toda sorte, inclusive os de amor."(Pedro Nava, 1985).
Cartões-Postais com fotos das décadas de 1920 e 1910(Colorizada). Fonte: Coleção Otávio Dias Filho.

Grande Hotel













O prédio de grandes dimensões, com o tílburi estacionado à frente era o Grande Hotel, construído em 1897, no próprio ano da fundação da cidade. Deu lugar bem mais tarde ao Edifício Arcângelo Maletta.
Foto da década de 1910.

Tribunal da Relação/Escola Normal/Instituto de Educação












O prédio do Tribunal da Relação, projeto do arquiteto Edgar Nascentes Coelho, iria funcionar inicialmente como ginásio. Construído em 1897, destinou-se, entretanto, ao Fórum. Na década de 1910 passou a ser ocupado pela Escola Normal. Em 1930 recebeu uma nova fachada desenhada pelo arquiteto Carlos Santos. Posteriormente passou a ser a sede do Instituto de Educação.
Cartão Postal com foto de 1910. Fonte: Coleção Otávio Dias filho.

Praça da Liberdade













Na imagem vemos a festa que ficou na história: Na Praça da Liberdade, em 12 de Dezembro de 1897, as comemorações de inauguração da nova Capital.


Igreja São José













O interior da Igreja São José conserva nos dias de hoje o mesmo aspecto do início do século passado.  O que mudou radicalmente foi a elegância com que se vestiam os homens de então.
Foto da década de 1930.

Consulado Italiano

















Este imponente sobrado, erguido em 1897, no mesmo ano em que a capital foi fundada, abrigava o Consulado Italiano.
Quem souber dizer a localização do prédio, por favor deixe comentário. Obrigado.
Foto da década de 1930.

Avenida Pedro I















Cena clássica na Avenida Pedro I na década de 1970. Os congestionamentos já tiravam a paciência dos motoristas.
Foto de 1978. Fonte: Arquivo Jornal Estado de Minas.

Estação de Bondes












Depois de instalada a Agência de Bondes, o cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Rua da Bahia passou a ser o coração de Belo Horizonte.
"O povo tumultua, os bondes passam rangendo nas ferragens, os autos e carros desfilam fonfonando, tilintando, passeando a elegância pelas avenidas"(Abílio Barreto, 1914).
Cartão postal colorizado da década de 1910. Fonte: Coleção Elysio O.Belchior

domingo, 13 de outubro de 2013

Belo Horizonte na Década de 1960

Filme publicitário da Prefeitura. Pertencente ao acervo do CRAV, exibido pela TV Horizonte na década de 2000.

Belo Horizonte na Década de 1970

Filme publicitário da administração do Prefeito Oswaldo Pieruccetti(1971/1975).  Pertencente ao acervo do CRAV, exibido pela TV Horizonte na década de 2000.

Vídeo: Belo Horizonte na Década de 1950

 
Filme pertencente ao acervo do CRAV, exibido pela TV Horizonte na década de 2000.

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Vídeo: Belo Horizonte em 1928


Trecho inicial extraído do filme "Sangue Mineiro", longa-metragem mudo dirigido por Humberto Mauro e lançado em 1929, com locações em Belo Horizonte e arredores.
Observe de 1:08 a 1:36: a câmera começa na Igreja São José, pega a Avenida Afonso Pena e Amazonas, a Capela do Rosário e ao fundo se vê o local onde em 1936 seria inaugurada a Praça Raul Soares; depois aparece a Praça da Estação, a Praça e o Palácio da Liberdade.
Trilha sonora acrescentada pelo autor do blog.

Veja o filme na íntegra aqui:
"Sangue Mineiro"