BH Nostalgia: janeiro 2015


quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Córrego Acaba Mundo

















A imagem mostra base de sustentação para futura pavimentação sobre o córrego Acaba Mundo, que percorria a Avenida Afonso Pena até a Rua Professor Moraes, hoje canalizado e coberto. Ao fundo o prédio do Fórum em construção, ocupado posteriormente pela Escola Normal e hoje pelo Instituto de Educação.
Foto de 1896.

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Vista do Centro












Na imagem, tomada do Conjunto JK ainda em obras, vemos detalhe da Praça Raul Soares à esquerda e na Avenida Amazonas o Edifício Leblon em construção. Mais acima, o Edifício Acaiaca e a Serra da Piedade à sua direita.
Foto da década de 1960.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Rua Tupinambás













A imagem mostra trecho da Rua Tupinambás quase esquina com Avenida Afonso Pena, composto de estabelecimentos comerciais.
Foto da década de 1940. Fonte: Acervo do Museu  Histórico Abílio Barreto

Minas Tênis Clube












Inaugurado em 1937, segundo projeto arquitetônico de Romeo de Paoli, o MTC marcou profundamente a vida cultural de Belo Horizonte nos anos 1940. Os eventos mais importantes da cidade passaram a acontecer ali. Para os bailes e festas acorria toda a sociedade elegante, tudo isso sem contar os acontecimentos propriamente esportivos. Observe à direita detalhe da região Centro-Sul ainda pouquíssimo habitada.
Foto da década de 1940. Fonte: Coleção Otávio Dias Filho

Festa da posse de JK













Eleito governador de Minas em 1950, Juscelino Kubitschek assumiu em 1951 e anunciou no discurso de posse o seu programa para o Estado. A praça da Liberdade virou uma festa com a sua vitória, conforme vemos na imagem.
Foto de 1951. Fonte: Jornal Estado De Minas

Distrubuidora de Eletricidade












A Distribuidora de Eletricidade ocupava o quarteirão compreendido entre a Avenida Afonso Pena e as ruas Alagoas e Timbiras. 
Foto colorizada da década de 1910. Acervo Família Lunardi

Praça Doze de Outubro













A atual Praça Sete de Setembro era denominada anteriormente Praça Doze de Outubro, referência à data da descoberta da América por Cristóvão Colombo em 1492. Em 1922 seu nome foi alterado para o atual, nas comemorações do centenário da Independência do Brasil.
Foto da década de 1910.

O fim da Segunda Guerra Mundial












As bombas sobre Hiroshima e Nagasaki marcaram o fim da Segunda Guerra Mundial e os pracinhas mineiros eram recebidos com festa em frente à Igreja São José. Do outro lado da Avenida Afonso Pena uma placa anunciava a próxima construção do Edifício Acaiaca, que seria inaugurado em 1947 e se tornaria o mais alto da capital.
Foto de 1945. Fonte: Jornal Estado De Minas

Cine Odeon

















O Cine Odeon existiu na Rua da Bahia um pouco acima da esquina com Avenida Afonso Pena.
Foto da década de 1940. Fonte: Jornal Estado De Minas

Lagoa da Pampulha












Seis anos após sua inauguração, a Lagoa da Pampulha vira atração turística. As corridas de automóveis atraiam dezenas de pilotos.
Foto de 1949. Fonte: Jornal Estado De Minas

Ford 1922














Na imagem aparece, ao volante, o proprietário do Ford 1922, Sr.Benvindo Lima(1900-1984).
Foto de 1929. Fonte: Acervo Benvindo Lima

Edifício Acaiaca

















Aqui aparece um recém-inaugurado Edifício Acaiaca, que era e continua sendo e prédio mais alto da capital, com 120m divididos em 30 andares.
Foto de 1947. Fonte: Jornal Estado De Minas

Avenida Afonso Pena








Trecho da Avenida Afonso Pena na esquina com Rua Tupis, onde se vê a tradicional loja Paratodos.
Foto da década de 1940. Fonte: Acervo do Museu Histórico Abílio Barreto