BH Nostalgia: julho 2015


sábado, 25 de julho de 2015

Rua da Bahia













A Rua da Bahia aparece aqui em dois diferentes trechos. Na primeira imagem vê-se a via a partir da esquina com a Avenida Álvares Cabral, com destaque para a Igreja de Lourdes em fase final de construção. O templo, cuja obra começou em 1916, enfrentou graves problemas técnicos e só foi inaugurado em 1922. 
No segundo registro vemos a esquina com a Rua Goitacazes e todo o quarteirão preferido por toda uma geração de intelectuais boêmios. 
Fotos da década de 1920. Fonte: Coleção Otavio Dias Filho/Monsenhor Jamil N.Abib.

Colégio Sagrado Coração de Jesus













O Colégio Sagrado Coração de Jesus, localizado na Rua Professor Morais esquina com Avenida Getúlio Vargas, construído na primeira metade da década de 1920, aparece nas duas imagens. No segundo registro está inserido na paisagem do bairro Funcionários.
Fotos da década de 1920. Fonte: Coleção Otávio Dias Filho.

Praça Afonso Arinos













A Praça da República, atual Praça Afonso Arinos tinha inicialmente o formato quadrado e estendia-se até a Avenida Afonso Pena. Na imagem aparece a lateral do Teatro Municipal, inaugurado em 1909 e posteriormente substituído pelo Cine Metrópole, este demolido na década de 1980.
Foto da década de 1910. Fone: Coleção Otavio Dias Filho.

Casa da Itália












A Casa da Itália(Sociedade Italiana de Beneficência e Mútuo Socorro) funcionava em prédio em estilo Art Deco projetado por Rafaelo Berti em 1934 na Rua Tamóios, no quarteirão entre as ruas Rio de Janeiro e São Paulo. Posteriormente instalou-se lá a Assembléia Legislativa e finalmente a Câmara Municipal, até ser demolido e dar lugar hoje a edifício ocupado por hotel. Observe à direita, parte do telhado da Capela do Rosário.
Foto da década de 1930. Fonte: Coleção Otávio Dias Filho.

Bar do Ponto




Imagens da Avenida Afonso Pena, destacando-se o lendário Bar do Ponto, que funcionava no prédio da esquina com Rua da Bahia, local hoje ocupado pelo Hotel Othon.
Fotos da década de 1920. Fonte: Acervos Antonio Miranda/Monsenhor Jamil N.Abib.

Gymnasio Santo Agostinho












O Ginásio Santo Agostinho(atual Colégio Santo Agostinho), importante exemplar da arquitetura Art Deco, foi construído em 1935, conforme projeto de Romeo de Paoli.
Foto da década de 1930. Fonte: Acervo Otavio Dias Filho.

Centro Telephonico












O Centro Telefônico da capital ficava no prédio no cruzamento da Rua Guajaras com Avenida Álvares Cabral.
Foto da década de 1910. Fonte: Acervo Elysio O. Belchior.

Rua no bairro Serra












Em toda a iconografia sobre a Belo Horizonte dos primeiros anos são raras as imagens que retratam a zona suburbana, ou seja, os bairros que ficavam fora da Avenida do Contorno. O bairro da Serra, ocupado por boas casas e chácaras possuía poucas ruas abertas; as principais eram Chumbo, Palmira e do Ouro. 
Quem souber identificar a via que aparece na imagem, favor deixar comentário.
Foto da década de 1910. Fonte: Coleção Elysio O.Belchior

Antiga Estação Ferroviária

















Antigo prédio da Empresa Férrea Central do Brasil localizado na Praça Rui Barbosa.
Foto da década de 1910. Fonte: Coleção Otávio Dias Filho.

Furgão da Itambé












A Cooperativa Central dos Produtores de Leite Ltda(CCPLL)-Itambé foi fundada em 1948, e a Usina Central do Leite localizava-se na rua com o nome da empresa na Floresta.
Foto da década de 1950.

terça-feira, 7 de julho de 2015

Praça Sete

















Esta bela imagem recebeu o título de "Engraxate Contra A Luz Do Amanhecer" e participou de recente exposição. Na faixa, saudação do então prefeito Américo Renné Gianetti(1951-1954) ao então presidente Getúlio Vargas(1951-1954) em visita à capital.
Foto do início da década de 1950. Fonte: Acervo Câncio de Oliveira.