BH Nostalgia: março 2016


quarta-feira, 30 de março de 2016

Avenida Augusto de Lima

















Na imagem aparece trecho da via no quarteirão entre as ruas Curitiba e Santa Catarina, em frente ao Minascentro.
Foto da década de 1970.

Gymnasio Mineiro












Antigamente, o Gymnasio Mineiro funcionava no prédio onde funciona hoje o Corpo de Bombeiros, no alto da Avenida Afonso Pena. Em 1926, foi assentada a pedra fundamental de um novo edifício para a instituição de ensino na Avenida Augusto de Lima, atual Minascentro e antiga sede da Secretaria de Saúde. Foto da década de 1920. Fonte: Fundação João Pinheiro

quinta-feira, 24 de março de 2016

Praça Raul Soares















A Praça Raul Soares, com sua simetria, representava o que o país queria mostrar aos turistas na década de 1930. Na imagem aparece o Bloco B do Edifício JK em início de construção.
Foto da década de 1950. Fonte: Museu Histórico Abílio Barreto.

Praça Sete












A Praça Sete é o marco zero de Belo Horizonte, o ponto a partir do qual são calculadas as distâncias até outras cidades. Originalmente ela não tinha esse nome nem o famoso obelisco conhecido como Pirulito. O urbanista Aarão Reis (1853-1936) a batizou de 14 de Outubro, a data da criação, em 1891, da Comissão de Estudos das Localidades Indicadas para a Nova Capital. O nome, porém, foi mudado em 1922 para homenagear o Centenário da Independência do Brasil. Na mesma data foi lançada a pedra fundamental do famoso monumento, que já aparece na imagem.
Foto de 1927. Fonte: Arquivo Público Mineiro.