BH Nostalgia: Conjunto Juscelino Kubitschek


domingo, 22 de junho de 2014

Conjunto Juscelino Kubitschek













Esta curiosa imagem é uma montagem que inseriu desenho(croqui) do projeto de Oscar Niemeyer para o Conjunto Juscelino Kubitschek em foto da Praça Raul Soares. Veja que havia uma passarela sobre a Rua Guajajaras ligando os dois blocos. Se observar bem verá que a foto é anterior ao início das obras dos prédios, que se deu em 1953.  A obra dos dois blocos foi concluída em 1970, com 1068 apartamentos no total, onde moram 5.000 pessoas atualmente. Os blocos possuem 23 e 36 andares, sendo que o mais alto é o 4º maior prédio da capital, tendo 100m. O Edifício Acaiaca ainda é o 1º em altitude, com 120m, apesar de possuir 30 andares.
Croqui  inserido em foto da década de 1950.

5 comentários:

Hudson Cirilo disse...

Interessante esta montagem, se não fôsse a explicação, eu não perceberia. Muito legal.

Anônimo disse...

o edificio casablanca, de 1947, ja estava na montagem

Anônimo disse...

Para mim foi surpresa saber que o JK não é o edifício mais alto de BH, pois desde criança sempre ouvira falar isto; já que ele ocupa o 4º lugar, quais são os outros três então em termos de altura e nº de andares ? Grato.

Guilherme disse...

Na verdade o ed. Randrade já existia sim. Ele não aparece na foto por estar à direita da Igreja Batista, que se localiza na extrema direita da foto. O ed. Casablanca, à esquerda foi erguido após o Randrade.
O JK empata em número de andares com uma recente construção de um edifício na esquina das ruas Paraíba e Inconfidentes (37 pavimentos). Este é uns 8 metros maior por possuir em seu topo, apos o 37 andar, a casa de máquinas e caixa d'água. Em terceira posição está o ed. Vivaldi, na R. Claudio Manuel com Prof. Moraes, 32 pavimentos e em quarta posição o ed. Tech Tower, na R. Rio de Janeiro com Av. Augusto de Lima, 30 pavimentos. Hà quatorze edifícios no bairro Vila da Serra, Nova Lima, com 28 a 32 andares. Existe um em construção neste mesmo bairro que terá 42 pavimentos.

Elias disse...

Muito grato pela preciosa contribuição, caro Guilherme... Abraço.